Sal mordaz. Espada que corta. Assim é a Palavra do Senhor.

 

 Que tem a palha com o trigo?, diz o SENHOR. Não é a minha palavra fogo?, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? Jeremias 23:29

Mas hoje, é claro, os nossos ouvidos foram de tal forma sensibilizados pela multidão de lisonja e chupismo que assim que descobrimos que não somos elogiados em todas as coisas, protestamos pela má-educação de quem nos opõe, e quando não conseguimos refutar a verdade doutra qualquer maneira, desviamo-nos subrepticiamente dela, desculpandomo-nos na agressividade, impaciência e falta de moderação dos seus defensores.

Mas que uso tem o Sal se não pica a língua? Que utilidade há na lâmina da Espada se esta não cortar? Amaldiçoado seja o homem que faz esta obra de Deus erroneamente! — Martinho Lutero 

Já se encontra online o .pdf da versão impressa do conteúdo da conferência Desiring God 2008, The Wonder of Words and the Power of God, devota à diversidade e excelência da linguagem bíblica: seus géneros literários, modos discursivos, recursos estilísticos, sensibilidade estética, poética hebraica, e até o azedume satírico e interventivo do idioma profético. Numa era em que a linguística académica reexamina as concepções de signo linguístico, significado e significante, é edificante embrenharmo-nos na lingugem prospícua, profunda e transcultural da Escritura cristã.

Recupero o contributo do Mark Driscoll sobre as mais controversas, chocantes, cortantes e mordazes palavras da Palavra, e como Deus tem a mais bela lírica reservada para os seus, mas também o mais ridicularizante e esquálido escárnio para os hipócritas e iracundos: 

Anúncios

~ por Nuno Miguel Fonseca em 24 de Setembro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: